quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Vou ser aventureira da culinária

Passei a infância a ver preparar filhoses e sonhos de Natal. Volta e meia lá ia atrapalhar e punha-me a espreitar o grande alguidar de barro onde a massa levedava. Levava cada ralhete por levantar a coberta que só eu sei, mas achava piada ver aquela massa crescer.

Depois os meus pais divorciaram-se e todos os rituais mudaram. Nunca mais vi fazer. Cresci sem aprender.

Este ano quero fazer. Quero fazer sonhos. Já que os meus são um bocado sangrentos ao menos que tenha uns comestíveis mais deliciosos.

Peço às meninas (ou até meninos) prendadas conhecedoras das receitas que me digam de entre as duas que vou pôr qual a que parece melhor.

Obrigada

Receita 1:
Ingredientes:
• 0,5 litro de água
• 150 gr de abóbora
• Casca de 1/4 de limão
• 150 gr de manteiga
• 1/2 cálice de aguardente
• 10 ovos
• 150 gr de açúcar
• 350 gr de farinha

Preparação:
Coloque num tacho com a água, a abóbora, a casca de limão, a manteiga e a aguardente. Leve ao lume até ferver. Misture a farinha e coza, mexendo sempre, até a massa se despegar do fundo do tacho. Deixe arrefecer e misture os ovos, um a um.
Deite colheradas de massa em óleo fervente. Retire quando estiverem loiros. Passe por açúcar e canela.

Receita 2:
1 chávena(s) de chá de puré de abóbora
1 1/2 chávena(s) de chá de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
4 gema(s) de ovo
2 clara(s) de ovo
1 laranja(s)

Preparação:
Retire raspa e o sumo da laranja, misturar com todos os outros ingredientes, mexer bem e deixar repousar durante 10 minutos.
Numa frigideira leve ao lume óleo e quando quente, frite nele colheradas da massa preformada, utilizando uma colher de sobremesa. Os sonhos devem de ficar bem lourinhos. Escorra e passe-os por açucar e canela.

13 comentários:

Rui disse...

Sonhos nunca fiz, mas já por 2 anos que me aventurei nas azevias. Nhama :P Este ano faço novamente.

Mas se tivesse que escolher, escolhia a primeira, porque leva aguardente e acho que a minha avó costumava fazer com aguardente.

Paula disse...

Nunca fiz! :(

Sou um pouco esquisita com culinária natalícia! Faço aletria, formigos ou mexidos ou o que lhe quiserem chamar (mas dos tradicionais e que não envolvem qualquer electrodoméstico) e pouco mais...

mimanora disse...

Não posso fazer nenhuma escolha pq apesar de gostar de cozinhar a única vez que fiz sonhos foi um verdadeiro pesadelo.
Para teres uma ideia tive de fazer uma limpeza geral na cozinha e os sonhos pareciam pataniscas!!!
E quem me deu a receita diz que +é fácil...

Anónimo disse...

Ve la se fazes uns e guardas para quando ai estiver :P

pensamentosametro disse...

Só sei os da olga, espectaculares, logo te mando a receita que ainda por cima é fácil.


Bjos


Tita

I. disse...

A minha avó faz uns sonhos de morrer por eles, e minha mãe vem aprimorando a técnica, que os dela estão cada vez melhores.
Um dia destes meto-me nisso (algo me diz que vai dar asneira...)
Boa sorte!

hibrys disse...

Para mim a 1º RECEITA parece melhor... Tenho ouvido dizer de quem faz sonhos que a aguardente é o segredo para ficarem bons...
Boa sorte:)

wednesday disse...

Não sei mesmo! lol

Só tenho um reparo a fazer: na primeira receita deve faltar aí indicação para a abóbora passar a puré. Não me estou a imaginar a trincar um pedaço enorme de abóbora:P

Rita disse...

Queridinha,
Essa receita não é de sonhos , é de filhoses de abóbora porque os sonhos não levam abóbora. Para os sonhos pões 7dl de água ao lume (de preferência num tacho de barro) com raspa de um limão, quando estiver a ferver deitas 300gr de farinha (toda de uma vez) e mexes deixando cozer um pouco. Depois deixas arrefecer até ser suportável meter as mãos na massa e vais deitando uma a uma 6 gemas de ovo. Deitas uma e amassas muito bem para não cozer ou talhar, até estarem todas. Fritas em óleo bem quente mas com o lume brando (deixas o óleo aquecer muito bem e depois mantens o lume mais baixo), deitando colheres de massa que vai inchar e abrir (demoram algum tempo a fritar). Depois polvilhas com açucar e canela. Ainda a semana passada fiz destes, as minhas Rs adoram. Quanto às filhóses, isso é uma outra história se quiseres também te passo a minha receita...
Jokas

Laetitia disse...

Ai... que eu estou a ficar com àgua na boca.

Beijos

Anónimo disse...

"Diz" que a receita chega ainda hoje!
Se bem que eu queria era que a Tita mandasse a Olga!!

beijo grande!

Estou de ressaca... :D

ovo*

Patrícia disse...

a 2 parece-me mais fácil.

Vera disse...

Thunder, os sonhos da minha Avó levavam aguardente. Não sei a receita porque ela fazia tudo "a olho" e eu nunca fixei o "olhómetro" dela...com muita pena minha. Acho que tenho uma receita de sonhos, que já fiz e que ficaram bons. Vou à procura e depois envio-te, boa?
Beijos!!!! Já cá recebi um envelope vermelho!!!!