quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Porque devem os pais pôr os filhos a chorar?

(...) para garantir o bem-estar de qualquer ser humano ou sociedade é necessário preencher seis necessidades

1ª:  “aprender a crescer” e para isso há que chorar, é preciso que a criança seja confrontada, que viva conflitos, de maneira a amadurecer, a tornar-se resiliente, a saber viver em sociedade. 

2ª: "criar vínculos" profundos com os adultos, estabelecer relações fortes. 
Como é que se faz? “Ganhando o coração dos filhos. É preciso amarmos e eles amarem-nos. 

3ª: "estabelecer ligações". E esta ligação deve ser contínua de maneira a evitar problemas. (...) o maior medo das crianças é o da separação. 
(...) recomenda que os pais estabeleçam pontes com os seus filhos. Quando a hora da separação se aproxima, há que assegurar que o reencontro vai acontecer. Antes de sair da escola, dizer “até logo”; à hora de deitar, prometer “vou sonhar contigo”. 
Mas a separação não é só física, há palavras que separam como “tu és a minha morte” ou “tu és a minha vergonha”. Mesmo quando há problemas graves para resolver, a frase “não te preocupes, serei sempre teu pai” ajuda a lembrar que a relação entre pai e filho é mais importante do que o problema. 

4ª: "necessidade de descansar". Cabe aos adultos providenciar o descanso e este passa por os pais serem pessoas seguras e que assegurem a relação com os filhos. As crianças precisam que os pais assumam a responsabilidade da relação, que mantenham e alimentem a relação, de modo a que elas possam descansar e, nesse período, desenvolver outras competências. Uma criança que está ansiosa pela atenção dos pais não está atenta na escola, por exemplo.

5ª: "Brincar".(...) brincar não é estar à frente de uma consola ou de um computador; é “movimentar-se livremente num espaço limitado”, não é algo que se aprenda ou que se ensine. 

6ª: "ter capacidade de sentir as emoções". “Estamos tão focados em questões de comportamento, de aprendizagem, de educação; em definir o que são traumas; que nos esquecemos do que são os sentimentos. As crianças estão a perder os sentimentos quando dizem ‘não quero saber’, ‘isso não me interessa’, estão a perder os seus corações sensíveis”
(...) é necessário que os pais criem uma forte relação emocional com os filhos, de maneira a que estes sejam saudáveis. 





Os pais são os primeiros e são insubstituíveis na educação dos filhos e são eles que devem ser responsáveis pelo seu desenvolvimento integral e felicidade. Se assim for, estarão também a contribuir para o bem-estar da sociedade.

Sem comentários: