sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia do trabalhador

Gostaria de desejar a todos umas boas reflexões e celebrações deste dia.

Infelizmente assisto hoje - que espero que não faça regra - a um retrocesso nos direitos adquiridos por nós, trabalhadores, ao longo de décadas de luta.

Não falo do desemprego, que além de assustador (já lá estive muitas vezes) é crescente e global (triplamente assustador).

Vejo as tentativas dos vários governos em minimizar os danos causados pelo estado de desemprego mas não vejo esforços em melhorar as condições dos trabalhadores.

Assisto hoje (e vivo na pele) ao retrocesso do patronato à mentalidade da idade média numa fusão com leis (quais leis?) do faroeste camuflada nos rituais modernos da era das novas tecnologias.

Vivemos uma fachada.


Digam-me que sou só eu e vou descansada por saber que caminhamos para a melhoria e para o alcance dos verdadeiros direitos reclamados ao longo do tempo.

2 comentários:

pensamentosametro disse...

Lamento mas não te posso sossegar, antes pelo contrário, ainda hoje pensava nisso justamente e no bando de "merceeiros" que formam o nosso tecido empresarial, já para não falar dos governantes que lhes fazem todas as vontades pois é preciso pagar as facturas políticas.

Acho que este país tem um mau Karma. A história repete-se infelizmente, como é que dizia aquela canção? " E estivemos tão perto de sermos alguém..."
Enquanto toda uma linhagem de "vampiros" não for extinta deste rectângulo à beira-mar plantado não iremos nunca a lado nenhum.


Bjos


Tita

Precious disse...

A crise tem justificado muitas tropelias.
O grosso do meu trabalho têm sido as reduções de pessoal, que é o que mais detesto fazer, porque tudo o que implicam.