terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Proximidade

O que define proximidade? Tirando o dicionário, o que define? Somos próximos de alguém porquê?

Quando falamos de um amigo dizemos normalmente "O(A) meu(inha) amigo(a)". Não especificamos "O amigo próximo tal tal e tal".

Se falarmos da família e não quisermos entrar em detalhes usamos "Uma pessoa próxima". Umas vezes especificamos e acrecentamos "próxima o suficiente" outras especificamos e dizemos "mais ou menos próximo".

E o que torna uma pessoa próxima de nós?

É uma mera formalidade linguística ou devemos sentir a proximidade?

Como designamos pessoas que queremos ver bem longe (de preferencia não ver e sabê-la bem longe, assim tipo outra galáxia e mesmo assim estaria perto geograficamente) que teoricamente deveriam ser próximas? Próximas por afectividade e grau de parentesco, não por mera formalidade linguística, claro.

3 comentários:

mimanora disse...

Para mim ser próxima de uma pessoa tem de existir alguma /muita empatia, cumplicidade e saber que contamos com essa pessoa em qualquer momento. (Até conseguimos passar longos momentos em silêncio sem estarmos constrangidos).
Há pessoas que mesmo sendo próximas por parentesco não nos dizem muito, essas vamos levando ou aguentando. São heranças, não sei como são designadas!

Kika Canas da Lapa disse...

Repito um lugar comum... "Deus (ou quem quer que seja) deu-nos a família. Ainda bem que podemos escolher os amigos (sejam eles da família ou não)"

:*

cai de costas disse...

As que nós deixamos.